6 de mai. de 2008

A ÚLTIMA CHANCE DE FELIPE MASSA SER CAMPEÃO.

A atual temporada de F1 pode ser a última chance de Felipe Massa para coquistar o campeonato mundial de pilotos. Por que acho isso?
Felipe é um bom piloto, se não fosse não estaria na Formula 1, muito menos pilotando uma Ferrari. Mas a diferença entre ser um bom piloto e um campeão de Formula 1 é muito grande. Falta algo em Felipe, não sei dizer ao certo o que, mas falta. Talvez seja arrojo, talvez ousadia, talvez apenas alguns décimos pelo que podemos ver até agora na briga interna da Ferrari entre ele e o Iceman.
Kimi não é exatamente o que podemos chamar de imbatível, como era o Schumacher em relação aos seus companheiros de equipe, mas até agora se mostrou mais rápido, mais constante e mais campeão que o Felipe. Acredito que Massa ainda tem chances de tirar a diferença, neste momento de 11 pontos, em relação à Raikkönen. Por isso digo que 2008 pode ser a última chance dele se tornar campeão, porque ele ainda tem chance.
A partir de 2009 as regras mudam radicalmente, começa uma nova era na Formula 1 e o que vemos hoje na hierarquia do grid não valerá mais nada a partir da última prova deste ano. Assim como aconteceu em 1998, quando a F1 baniu os pneus slick, quem se adaptar melhor as novas regras levará sairá na frente à partir de 2009, com um agravante, as mudanças são muito mais abrangentes e radicais, é uma guinada brusca em direção a um regulamento novo. Diferentemente, de 1998 à 2008 as mudanças foram progressivas com poucas porém significantes mudanças no regulamento a cada ano permitindo às equipes manterem um programa contínuo de desenvolvimento, ou seja, quem se dava bem em um ano tinha grandes chances de manter a performance no ano seguinte. A exceção foi 2005 quando as trocas de pneus nos pit-stops foram proibidas e o resultado foi o fim de uma era de domínio da Ferrari e a ascensão da Renault ao último degrau do podium, no entanto o mérito desta mudança na ordem do dia fica com as diferenças de adaptção das fornecedoras de pneus da F1, na época michelin e bridgestone, e não nos programas de desenvolvimento das equipes.
Portanto 2009 pode ser uma surpresa, todas as equipes, exceto Super Aguri e inclusive Force India, podem virar o jogo para o bem ou para o mal. Todas partem para o desenvolvimento dos novos carros do zero, sem parâmetros e sem dados, pois a última vez que usaram pneus slick, salvo os breves testes de avaliação este ano, foi em 1997 numa situação completamente diferente em termos de regulamentos.
Há também entre as equipes, uma escolha para ser feita ainda esse ano que terá grande impacto na performance de 2009. Quando parar o desenvolvimento do carro atual e se dedicar totalmente à compreensão e adaptação ao novo regulamento?
Para as equipes fora da disputa pelos titulos essa escolha é mais fácil, praticamente todas interromperão seus programas de desenvolvimento de 2008 próximo da metade do ano para concentrarem esforços na construção do carro para a próxima temporada, pois enxergam nessa estratégia uma chance de ocupar posição de destaque na disputa pelos titulos ano que vem.
Por outro lado, para Ferrari, McLaren e agora também a BMW, essa escolha é muito mais difícil. Na briga pelo título cada milésimo de segundo ganho com novas peças desenvolvidas ao longo da temporada é valioso, parar o desenvolvimento é entregar o título à concorrência. Quem vai entregar os pontos antes? Quem vai literalmente desisitir primeiro do campeonato de 2008 para garantir ao menos que a equipe não afunde em 2009? Qual paramêtro será adotado para que a decisão de focar em 2009 não venha tarde demais?
Com certeza existem essas e muitas outras perguntas nas cabeças dos engenheiros e chefes de equipe das três grandes da F1. Principalmente na BMW que, ao contrário de Ferrari e Mclaren, tem apenas um túnel de vento disponível para avaliação das novas peças aerodinâmicas. Desde o começo no ano, talvez até de meados do ano passado, equipes como a Williams rodam testes em seus túnels de ventos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem descanço, visando a temporada de 2009.
Por isso eu digo que pode ser a última chance do Felipe Massa ser campeão na F1, quem garante que a Ferrari terá o mesmo fôlego ano que vem? Quem garante que uma Williams, Toyota Renault ou Honda não começarão a dominar a Formula 1 por um bom tempo? quem sabe pelo menos por uns dois anos, que é o tempo que resta de Ferrari à Felipe Massa, e eu não acredito que haverá vagas em alguma outra equipe de ponta caso Massa não conquiste um titulo pela Ferrari. Até porque existem hoje na F1 vários pilotos com potencial, cara e sobrenome de campeões como a muito tempo não se via.
Repito, mesmo após algumas TRAPALHADAS, o Felipe pode até ter potencial para ser campeão, torço para ele em todas a corridas. Mas sobrenome, e principalmente CARA de campeão, ele não tem.

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